18 dezembro, 2008

Poesia- trânsito-----4° ano- O aluno representou a sala do 4° ano com muito sucesso!!!!!!


O trânsito e minha cidade


Para dirigir um veículo
ele tem que estar em boas condições!
Mas aqui alguns motoristas
trafegam com seus veículos em péssimo estado
com seus carros, motos, bicicletas e caminhões.


Às vezes também acontece graves acidentes
porque motoristas, pedestres, ciclistas são imprudentes.
Se a cidade fosse mais sinalizada,menos acidente aconteceria
e se todos respeitassem as Leis de Trânsito muitas vidas poupariam.


Os estudantes nas calçadas deveriam andar
pois no meio da rua pedestre não pode passar.
Queria que a cidade fosse assim: bem sinalizada,
motorista e pedestre consciente,.vias transformadas.

Ludy Rodrigues Cotrim 4° ano. Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal.

POESIA VENCEDORA DO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA - O VENCEDOR GANHOU UMA BICICLETA DO DETRAM.PARABÉNS GAROTO!!!!!!!!

O trânsito na minha cidade

Minha cidade não tem o trânsito muto
movimentado
Mas aqui frequentemente acontece acidente
e quando acontece é porque
motorista e pedestre são imprudentes.

Aqui também há motoristas que
dirigem na contramão
Não usam cinto de segurança, dirigem embriagados
E, não respeitam a sinalização.

Queria que houvesse vias para os ciclistas
e que as calçadas não tivessem tantos obstáculos
que tivesse mais sinalização
tornando o trânsito um espetáculo.

Para os cadeirantes mais rampas
deveriam ter
Que os jovens fossem mais conscientes
não dirigissem sem habilitação ou embriagados
Esse é oTRÂNSITO que quero ver!

Francisco Ovídio 5° ano.
Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, Município de Cassilândia.

POESIA- TRÂNSITO

Atividade complementar - 5° ano




LEIA OS TEXTOS ABAIXO E RESPONDA O QUE SE PEDE:

O disfarce dos bichos

Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto. Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.
Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele
passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.
MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov. 1993.

1) A partir da leitura do texto, podemos dizer que ele é do gênero:
( ) instrucional ( ) guia turístico

( ) enciclopédia ( ) dicionário

2) De acordo com o texto, O bicho-pau se parece com:
( ) florzinha seca.
( ) folhinha verde.
( ) galhinho seco.
( ) raminho de planta.

3) Que nome recebe os truques que os animais fazem para adaptar aos lugares?
_________________________________________________________________________

4)” Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou?!A palavra em destaque ele, se refere a quem?
( )ao bicho ( ) ao galho

Feias, sujas e imbatíveis


As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas.
Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.
Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.


5) O texto é do gênero:
( ) poético ( )narrativo/informativo

( )narrativo/descritivo ( )instrucional


6)No trecho “Vai encarar?” (l.2), o ponto de interrogação tem o efeito de:
( ) apresentar.
( ) avisar.
( ) desafiar.
( ) questionar.


Continho

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?
— Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v.
1. p. 76.

7) Podemos dizer que o texto possui gênero:
( ) poético ( )instrucional

( )humorístico ( )dicionário

8) Há traço de humor no trecho:
( ) “Era uma vez um menino triste, magro”. (l. 1)
( ) “ele estava sentado na poeira do caminho”. (l. 2)
( ) “quando passou um vigário”. (l. 2-3)
( ) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”. (l. 5)

9)O que quer dizer a expressão ”Na soalheira danada de meio-dia,...”
_____________________________________________________________

10Reescreva a frase passando as palavras em destaque para o aumentativo:
“Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho”
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________.




SUCESSO!!!!!!!

ATIVIDADE APLICADA À TURMA DO 4° ANO



ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

1- leia o texto com atenção:
A FESTA DO FOLCLORE
Maria Hilda de J. Alão.

No mundo das lendas e dos mitos do Brasil havia um grande alvoroço. Estava chegando o dia de festejar o Folclore brasileiro. A Mula-sem-cabeça, agitada, preparava as bandeirinhas coloridas, o Saci-pererê, que havia prometido ajudar, fazia suas peraltices trançando as crinas dos cavalos das fazendas, quando se lembrou da promessa correu para ajudar a Mula a enfeitar o terreiro. Ele dizia:
- Comadre Mula-sem-cabeça, eu não sei se vai vir muita gente. Hoji está tudo tão isquisito!
A Mula-sem-cabeça, cortando as bandeirinhas, perguntou:
- Por causa de quê, compadre ?
- Minina, tu num sabe não? O pessoal desse país anda inventando umas festanças que eu não sabia que inxistia. Um tal de Dia das Bruxas. Você conhece, aqui nu Brasil, essa tal de Bruxa?
- Nunca ouvi falar dessa tal senhora. – respondeu a Mula-sem-cabeça.
Foi neste momento que chegou o Boitatá e ouviu boa parte da conversa. Ele disse:
- Meu amigo lobisomem me disse que ela é dama da terra de uns gringos. Ele também não entende porque ensinam as crianças a festejar um costume que não é do povo brasileiro.
Estavam nesta conversa animada quando chegou o Curupira. Ele trazia a carne para o churrasco que não deve faltar em qualquer festa. O Lobisomem chegou avisando que antes do sol nascer ele teria de voltar para casa. O Negrinho do Pastoreio veio lá do Rio Grande do Sul montado num cavalo baio.
O terreiro estava lindo. O trabalho dos personagens folclóricos ficou perfeito. Faltava a luz para iluminar tudo, pois chegariam muitas crianças. O Saci deu a ordem:
- Dona Mula-sem-cabeça, acenda as tochas com o seu fogo!
Ela obedeceu. O terreiro ficou claro como o dia. A meninada começou a chegar. As crianças foram sentando e, curiosas, perguntavam, umas às outras, como seria o saci, o boitatá, o lobisomem. Elas nunca viram nenhum deles. Todas sentaram-se e abriu-se a cortina do palco. O Saci apareceu. As crianças bateram palmas e diziam:
- Ele é igualzinho que aparece nos livrinhos de histórias. É tudo igualzinho.
O Saci se curvou para agradecer e disse em voz alta:
- Meninada, vai cumeçá a festa do folclore!
E surgiu o Boitatá, grande cobra de fogo. O Curupira, com seus pés para trás, sentou no chão do palco e narrou as suas aventuras em defesa das matas e dos animais. O mesmo fez o Lobisomem e o Negrinho do Pastoreio. A história dele é muito bonita, pois Nossa Senhora o salvou dos maus tratos que ele sofria na fazenda. Os olhos da garotada ficaram cheios de lágrimas de tanta emoção. – Ainda bem que Nossa Senhora cuida das criancinhas! – disse uma delas enxugando os olhos com a manga da blusa.
Conhecida a lenda de todos, o Saci anunciou a segunda parte da festa. Era o momento das cantigas e das danças. E como foi bonito ver as crianças, vestidas com roupas alusivas à data, cantando e dançando, mostrando a riqueza do folclore do Brasil.


De acordo com o texto responda :

a- Quais foram os personagens do Folclore que participaram da festa ?____________________________________________________________________

b- Quem organizou a festa ?
_______________________________________________________

c- O Saci teve medo de que não fosse muita gente à festa porque ele acha que as coisas estão muito esquisitas hoje em dia. O que ele acha esquisito ?
_____________________________________________________________________

d- A festa aconteceu de dia ou à noite ? Como você sabe ?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
E- Por que podemos dizer que este é um texto narrativo?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
f-O assunto do texto é realidade ou ficção? Por quê?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
g- Como o autor concluiu o texto?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

2- Marque a alternativa correta:

a- Segundo o texto a dama da terra de uns gringos é a:
( ) Iara ( ) Mula-sem-cabeça ( ) Bruxa ( ) Meninada

b- A carne para o churrasco foi trazida pelo :
( ) Boto ( ) Saci ( ) Curupira ( ) Lobisomem

c- No texto, o adjetivo agitada foi usado para dizer como estava:
( ) o Saci ( ) a Mula-sem-cabeça ( ) a meninada ( ) o Lobisomem
3- Observe o trecho" O Curupira, com seus pés para trás, sentou-se no chão do palco e narrou suas aventuras em defesa das matas e dos animais.A palavra gri-
fada significa: ( )contar ( )mostrar ( )acompanhar

4- No texto durante a conversa do Saci-pererê com a Mula-sem-cabeça, percebe-se que ele fala algumas palavras que foge da língua padrão.Encontre essas palavras e reescreva-as :
___________________________________________________________________
5-Reescreva as frases fazendo a concordância verbal necessária.Usar o tempo presente:
a- A meninada começou a chegar.
* Nós ____________________________________________________________
* Eles ____________________________________________________________
* A gente _________________________________________________________
* Ela _____________________________________________________________


b-O Saci foi à festa.
*Eu ______________________________
*Nós _____________________________
*Eles _____________________________
*A gente __________________________
*Ela ______________________________

6- Reescreva as frases substituindo as palavras destacadas por pronomes pessoais(ele, ela):

a-Mula-sem-cabeça preparava as bandeirinhas colorida.
______________________________________________________________

b- O saci estava aprontando peraltices.
______________________________________________________________
c- A história dele é muito bonita.
______________________________________________________________
7-Procure no dicionário o significado das palavras:
Alvoroço:______________________________________________________
Peraltices:_____________________________________________________

8- Quais outros personagens folclórico que você conhece.Se necessário faça uma pesquisa para descobrir e traga para sala de aula:

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA - 4° ANO



Aluno(a)___________________________________________________data:_________
1. Leia com muita atenção:

A aposta

Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando
uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou
satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.

Responda:
a) Qual o nome do personagem principal?
____________________________________________________________________

b) Qual a profissão do outro personagem?

____________________________________________________________________
c) Quantos parágrafos têm esse texto?

___________________________________________________________________
d) Onde se passa a história?

___________________________________________________________________
e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.



f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?

___________________________________________________________________
g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!


2. Reescreva a frases e substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.
___________________________________________________________________

b) O cobrador teimou.
___________________________________________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.


3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho:__________________________________
b) desço ____________________________________
c) satisfeito __________________________________
d) concordo __________________________________

4. Escreva as frases no plural:
a) A criança brinca com seu brinquedo de plástico.
____________________________________________________________________
b) O menino quebrou a vidraça azul de seu Joaquim.


c)A molecada joga bola na quadra do colégio.
___________________________________________________________________

5) Faça a concordância necessária:
Eu gosto de passear.
Ele____________________________
Nós___________________________
Eles___________________________

6)Diga se as palavras abaixo são: proparoxítonas, paroxítonas ou oxítonas;
Amélia__________________________
Ônibus__________________________
Cocoricó_________________________
Galinha__________________________
Cobrador_________________________

7)Das frases abaixo classifique o sujeito:
a) O cobrador ouviu um barulho.
_________________________________________________________
b)Amélia fez uma aposta.
_________________________________________________________
c)Um galo de crista bem vermelhinha cantou.

8)Escreva uma frase com as seguintes palavras:
Circo- palhaço- espetáculo- pessoas-
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
9)Observe a seguinte frase:”Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta”. O pronome Ela se refere :

( ) a cesta ( ) a velhinha

10)Ditado.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
BOAS FÉRIAS!!!!!!!!

Atividades diagnósticas - 5° ano

1)Leia o texto a seguir;

O tesouro escondido

Luis, Paulo e Renato estavam brincando no porão da casa do seu avô. Luis remexia livros e papéis. Paulo e Renato brincavam de pirata. De repente, Luis exclamou:
___Paulo! Renato! Vejam só o que eu achei! ___E balançava na mão um papel encardido e grosso.
___Que papel é esse? ___Indagaram os dois, com curiosidade estampada em seus olhinhos vivos.
___Vocês não vão acreditar! Encontrei um mapa com pista de um tesouro de verdade!
Mal acreditando no que viam, os três estenderam o velho papel no chão e passaram a estudá-lo.
___Vejam, o lugar que está apontando no mapa é perto daqui! ___Exclamou Luis.
___Precisamos contar tudo para o vovô. ___Disse Paulo.
___Ora não seja bobo! ___Retrucou Renato. ___Ninguém precisa saber de nada. Vamos logo!
Rapidamente, os três saíram do porão, muniram-se de pás e enxadas e puseram-se a caminho do tesouro. Cada um ia pensando no que fazer com tanta riqueza.
___Quero comprar bastante doces! ___Imaginava Luis.
___Hei de ter um montão de brinquedos! ___Contava Renato.
___Vou repartir minha fortuna com os pobres!___Sonhava Paulo.
Paulo, Renato e Luis já se encontravam no lugar onde o tesouro tinha sido enterrado.
Os garotos cavaram longo tempo, sem parar. Já estavam cansados e a ponto de desistir, quando a pá tocou em alguma coisa metálica.
Era o momento esperado! Com o coração aos pulos, os três tiraram a terra o mais rapidamente possível.
Por fim, depararam com um baú velho e comido pela ferrugem.
Fizeram várias tentativas para abri-lo, mas não conseguiram, o fecho estava emperrado. Finalmente depois de muito esforço, o baú foi aberto.
Mas que decepção! Nenhum tesouro apareceu a seus olhos. No fundo do baú havia apenas um bilhete do avô fazendo uma brincadeira. Eles concordaram sorrindo.
D’Olim Marote
Você leu...Você participou!!!

2) Em relação ao texto que você leu,podemos dizer que ele é:
( ) guia turístico ( )Instrucional

( )narrativo/descritivo ( )narrativo/informativo

3) Leia novamente o texto e responda as seguintes perguntas:
A)Em que local os garotos descobriram a pista do tesouro? O que eles estavam fazendo?
____________________________________________________________

B)Por estarem cansados, os garotos quase desistiram de continuar a procura do tesouro. O que aconteceu para que eles não desistissem?Reescreva o parágrafo:
_____________________________________________________________________________________________________________________________
C)Tinha um tesouro no velho baú enferrujado? O que era então?
_______________________________________________________________

4) Reescreva o que cada garoto faria caso ficassem ricos:
Luis:__________________________________________________________
Renato:________________________________________________________
Paulo:__________________________________________________________

Qual dos três, em sua opinião era o mais sensível? Por quê?
_____________________________________________________________
5)O que significa a expressão grifada da frase a seguir:
“Com o coração aos pulos, os três tiram a terra o mais rapidamente possível.”
______________________________________________________________

6)Escreva nas lacunas os verbos que faltam, fazendo a concordância necessária:
A) Os garotos______________no sítio do vovô.(brincar)

B) Os garotos___________longo tempo, sem parar.(cavar)

C) O boi, a vaca, o cavalo_____________capim, mas o leão___________carne de outros animais.( comer e preferir)

7) Reescreva as frases dando o sinônimo (contrário) às palavras grifadas:
a) Rapidamente os três saíram do porão.
______________________________________________________________
b)Era possível encontrar alguém falando a verdade.
______________________________________________________________

8) Complete as lacunas com meio ou meia:
O garoto amanheceu-----------------febril. Mais tarde ele saiu para comprar ------------quilo de café e ------------dúzia de ovos. Ao voltar, sua vó já estava--------------preocupada, com ele. Ela deu -------------copo de água e --------------comprimido de Doril ao menino. Daí à---------hora, ele já estava bom.

9)Produza uma única frase usando as seguintes palavras: dificilmente, tesouro, baú e enferrujado.
______________________________________________________________
______________________________________________________________.

10) Preste atenção nas palavras que a professora vai ditar:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Que a estrela do Natal brilhe e ilumine sua vida. Feliz Ano Novo!
______
_______
_________
____________
________________
____________________
_______________________
___________________________
________________________________
____________________________________
_______________________________________
___________________________________________
______________
_______________
_______________
_______________
Deixe uma mensagem natalina na árvore!!!