31 janeiro, 2009

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Atividade complementar / Língua Portuguesa
5º ano (4ª série)

Texto Narrativo
Leia:
Monteiro Lobato estava sempre criando novas histórias. A turma do Sítio
do Pica-pau Amarelo viveu muitas aventuras com personagens famosos, tais
como: Pequeno Polegar, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Popeye,
Gato Félix, Dom Quixote e muitos outros.

Leia um trecho de uma dessas aventuras em que Pedrinho, Emília e o
Visconde vão pra a Grécia Antiga, viver uma grande aventura com Hércules,
um grande herói grego.
Para isso, utilizam o pó de pirlimpimpim. Troque idéias com seus
colegas sobre o que esse pó faz.
Preparativos
Pedrinho explicou ao Visconde os seus planos de nova viagem pelos
tempos heróicos da Grécia Antiga. “Vamos nós três, eu, você e a Emília.”
(…)
— Que quantidade de pó quer? — indagou o Visconde.
— Um canudo bem cheio.
O pó de pirlimpimpim era conduzido num canudinho de taquara-do-reino,
bem atado à sua cintura. Ele tomava todas as precauções para não perder o
precioso canudo, pois do contrário não poderia voltar nunca mais. Mas como
em aventuras arrojadas a gente tem de contar com tudo, o Visconde sugeriu
uma idéia ditada pela prudência.
— O melhor é levarmos três canudos, um com você, outro comigo e
outro com a Emília. Desse modo ficaremos três vezes mais garantidos.
(…)
2
No terceiro dia pela manhã já tudo estava pronto para a partida.
Pedrinho deu uma pitada de pó a cada um e contou: Um… dois e … TRÊS! Na
voz de Três, todos levaram ao nariz as pitadinhas e aspiraram-nas a um tempo.
Sobreveio o fiun e pronto.
Instantes depois Pedrinho, o Visconde e Emília acordavam na Grécia
Heróica, nas proximidades da Neméia. Era para onde haviam calculado o pó,
pois a primeira façanha de Hércules ia ser a luta do herói contra o leão da lua
que havia caído lá.
O pó de pirlimpimpim causava uma total perda dos sentidos, e depois do
desmaio vinha uma tontura da qual os viajantes saíam lentamente. Quem
primeiro falou foi Emília:
— Estou começando a ver a Grécia, mas tudo muito atrapalhado
ainda… Parece que descemos num pomar…
(…)
LOBATO, M. Os Doze Trabalhos de Hércules. São Paulo: Brasiliense, 19ª edição, 1995.

Responda:
1. Localize no texto:
a) O nome das personagens que aparecem na história.
b) O local onde essas personagens estavam e o local para onde elas foram.
c) Como as personagens conseguiram chegar lá.
d) Quem elas iriam encontrar lá.
2. Quem era o principal responsável pelo pó?
3. O que aconteceria se eles perdessem o pó?
4. O que as personagens fazem para evitar perder o pó?
5. Explique o sentido do trecho:
“Mas como em aventuras arrojadas a gente tem de contar com tudo, o
Visconde sugeriu uma idéia ditada pela prudência.”
3
6. Quando uma pessoa aspirava o pó, o que sentia?
7. Qual seria a primeira aventura de Hércules que as personagens iriam
presenciar?
8. O que você acha que as personagens sentiram quando viram Hércules
lutando contra o leão?
9. Você acha que Hércules conseguiu derrotar o leão? Por quê?
10. Faça a correspondência entre as personagens e a sua principal
característica:
Pedrinho esperta, atrevida
Visconde corajoso
Emília sábio, prudente
11. Você conhece outra aventura vivida pela turma do sítio com alguma
personagem bem conhecida como Hércules?
12. Observe e marque os verbos dos trechos abaixo:
a) Pedrinho explicou ao Visconde os seus planos de nova viagem pelos tempos
heróicos da Grécia Antiga.
b) “Vamos nós três, eu, você e a Emília”.
c) O pó de pirlimpimpim era conduzido num canudinho de taquara-do-reino (...).
d) No terceiro dia pela manhã já tudo estava pronto para a partida.
e) Pedrinho deu uma pitada de pó a cada um e contou: Um… dois e … TRÊS!
f) Instantes depois Pedrinho, o Visconde e Emília acordavam na Grécia Heróica
(...).
g) O pó de pirlimpimpim causava uma total perda dos sentidos, (...).
h) Quem primeiro falou foi Emília:
i) — Estou começando a ver a Grécia, (...).
j) Parece que descemos num pomar…

..........Texto narrativo - gênero:Fábula..........

O VELHO BURRINHO

Certa vez, uns homens tinham de fazer uma longa viagem e havia muita carga para ser levada pelos burros.Resolveram, então, deixar que cada burro escolhesse o que queria carregar. O mais velho dos burros, que foi o primeiro a escolher, decidiu carregar o balaio maior, o mais pesado de todos, aquele que levava a comida dos homens. Os outros burros caíram na risada:¾ Mas que burro! Quanto mais velho, mais burro...E lá se foi o burrinho velho com todo aquele peso às costas e, ainda por cima, ouvindo a gozação dos companheiros.Mas, à medida que a viagem seguia, a cada parada os homens serviam-se da comida do balaio do velho burro. Assim, em poucos dias, andava ele muito feliz e folgado, com seu balaio quase vazio. Enquanto isso, os outros burros ainda suavam com o peso de suas cargas, que não tinham diminuído nem um pouquinho!
Pedro Bandeira.

1. Leia o texto e responda:a. No início da viagem, os burros mais novos fizeram gozação com o mais velho. Por quê?.................................................................................................................
b. Quem levou a melhor no final da viagem? Explique.......................................................
c. O que você acha que este texto pode ensinar para as pessoas?.....................................
2. Separe as sílabas e classifique as palavras em monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas:
a. homens:
b. pássaro:
c. comida:d. primeiro:
d. velho:
3. Acentue corretamente:

lampada, cafe, palacio, parabens, agua ,açucar, ambulancia, tambem.

4. Complete com M ou N:
ja ____ ta
bo ____ ba
ta ____ bor
ca ____ tor

5. Ordene as sílabas e forma palavras:
a. LAI O BA: ................................................................
b. DO SA PE:................................................................
c. ROS PA COM NHEI:..............................................
d. DA MI CO:..............................................................
e. AS RI DA: ..............................................................

..........TRABALHANDO MUSICALIDADE EM POEMA...........


A DANÇA DAS HORAS
Flávia Muniz
O relógio vai batendo ...
As pessoas vão correndo;
Pois ninguém pode parar.
O tempo manda no mundo,
E quem se atrasa um segundo,
Atrasado já está!
É hora do doutor Nicolau ir para o hospital.
É hora de dona Izabel limpar o hotel.
É hora de Heloísa costurar a camisa.
É hora de Helena regar a horta.
É hora de vovó Glória contar história.
É hora de Henrique fazer a lição.
Viu só? Já me atrasei!
Que horas são?
ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO A DANÇA DAS HORAS - FLÁVIA MUNIZ

1. Comentário geral
Na 1ª e 2ª estrofes há uma estrutura bastante semelhante. Em ambas, os dois primeiros versos rimam, sendo que na 1ª a rima é produzida por dois verbos no gerúndio e na 2ª por dois substantivos terminados em "undo". Além disso, o último verso da 1ª estrofe rima com o último da 2ª, contribuindo também para uma idéia de ritmo e movimento rápido. As idéias postas mostram relações entre o tempo e a agitação que move o mundo e as pessoas.
Na 3ª estrofe a poeta, através da repetição das estruturas sintática dos versos (é hora de + nome de alguém + verbo no infinitivo + objeto direto), mantém o ritmo agitado e intenso que se vive nos dias de hoje, descrevendo o que alguém tem que fazer, inclusive a própria poeta, que brinca com este sentido, dizendo que também se atrasou e perguntando que horas são.
O próprio título do poema já é uma referência para este movimento agitado em que as pessoas podem viver, na correria do dia-a-dia.
2. Objetivo da atividade (+/- 30’)
􀀹 relacionar as rimas e as repetições de termos e de estruturas sintáticas presentes no poema;
􀀹 compreender possíveis relações entre o título e os versos do poema.
3. Material
􀀹 diário poético;
􀀹 lápis de cor;
􀀹 cópia do poema para cada aluno;
􀀹 cola e tesoura.
4. Procedimento do professor
1º momento
􀀹 Escrever o poema na lousa;
􀀹 Declamar mais de uma vez;
􀀹 Declamar em parceria com os alunos: a professora poderá ler primeiro o início dos versos e os alunos o final e depois o contrário;
􀀹 Fazer uma análise estrutural podendo tomar como referência o comentário geral acima;
􀀹 Fazer uma análise semântica, explorando o sentido do poema em relação ao título dado pela poetisa.
2º momento
􀀹 Solicitar aos alunos uma ilustração do poema.
5. Procedimento do aluno
􀀹 Discutir coletivamente o poema;
􀀹 Recortar e colar o poema no diário;
􀀹 Fazer a ilustração do poema.

..........TRABALHANDO POEMA...........


RARIDADE
José Paulo Paes
A ARARA
É UMA AVE RARA
POIS O HOMEM NÃO PÁRA
DE IR AO MATO CAÇÁ-LA
PARA A PÔR NA SALA
EM CIMA DE UM POLEIRO
ONDE ELA FICA O DIA INTEIRO
FAZENDO ESCARCÉU
PORQUE JÁ NÃO PODE
VOAR PELO CÉU.
E SE O HOMEM NÃO PÁRA
DE CAÇAR ARARA,
HOJE UMA AVE RARA,
OU A ARARA SOME
OU ENTÃO MUDA SEU NOME
PARA ARRARA.
ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
RARIDADE – JOSÉ PAULO PAES
1. Comentário geral
José Paulo Paes brinca com as palavras "raro", "arara", "raridade", além de criar homofonias1 entre "arara" e "a rara". Os efeitos de sentido começam pelo título, que tanto faz referência à arara, quanto ao fato dela estar ameaçada de extinção, ou de ser raro encontrar alguma se o homem continuar matando-a.
2. Objetivo da atividade (+/- 30’)
􀀹 Levar os alunos a perceberem o jogo homofônico entre as palavras do poema.
3. Material
􀀹 Copia em xerox para cada aluno;
􀀹 Um "saquinho" para cada aluno com os versos embaralhados, incluindo o título;
􀀹 Diário poético;
􀀹 Tesoura e cola;
4. Procedimento do professor
1º momento
􀀹 Distribuir os "saquinhos" e pedir para montarem o poema e colar;
􀀹 Ler o poema várias vezes;
􀀹 Explorar com os alunos os sentidos e as homofonias produzidas no poema.
5. Procedimento do aluno
􀀹 Montar o poema e cola-lo;
􀀹 Discutir coletivamente o poema