29 janeiro, 2009

.........DESTAQUES ESCOLARES.............

FRANCISCO OVÍDIO, ALUNO 5° ANO PREMIADO NO CONCURSO DO DENATRAM, COM A POESIA INTITULADA" O LUGAR ONDE MORO", REPRESENTOU O MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA.






ALUNOS FAZENDO LEITURA DO LIVRO "LER E RELER", PREPARANDO PARA A COMPETIÇÃO DE LEITURA.








.

..............atividade complementar 4°ANO...............


ATIVIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO

1. Leia com muita atenção:

A aposta

Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando
uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou
satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.

Responda:
a) Qual o nome do personagem principal?
____________________________________________________________________

b) Qual a profissão do outro personagem?

____________________________________________________________________
c) Quantos parágrafos têm esse texto?

___________________________________________________________________
d) Onde se passa a história?

___________________________________________________________________
e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.



f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?

___________________________________________________________________
g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!


2. Reescreva a frases e substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.
___________________________________________________________________

b) O cobrador teimou.
___________________________________________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.


3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho:__________________________________
b) desço ____________________________________
c) satisfeito __________________________________
d) concordo __________________________________

4. Escreva as frases no plural:
a) A criança brinca com seu brinquedo de plástico.
____________________________________________________________________
b) O menino quebrou a vidraça azul de seu Joaquim.


c)A molecada joga bola na quadra do colégio.
___________________________________________________________________

5) Faça a concordância necessária:
Eu gosto de passear.
Ele____________________________
Nós___________________________
Eles___________________________

6)Diga se as palavras abaixo são: proparoxítonas, paroxítonas ou oxítonas;
Amélia__________________________
Ônibus__________________________
Cocoricó_________________________
Galinha__________________________
Cobrador_________________________

7)Das frases abaixo classifique o sujeito:
a) O cobrador ouviu um barulho.
_________________________________________________________
b)Amélia fez uma aposta.
_________________________________________________________
c)Um galo de crista bem vermelhinha cantou.

8)Escreva uma frase com as seguintes palavras:
Circo- palhaço- espetáculo- pessoas-
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
9)Observe a seguinte frase:”Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta”. O pronome Ela se refere :

( ) a cesta ( ) a velhinha

10)Ditado.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
SUCESSO!!!!!!!!

..........ATIVIDADE 3° ANO OU 4ª SÉRIE


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A- Na 1ª coluna, escolha um animal e um lugar qualquer:B- Assim que for dado o sinal, preencha a 2ª coluna com ADJETIVOS (características) jeitos possíveis de ser daquele objeto, lugar ou pessoa. Quanto mais palavras adequadas escrever, melhor.

animal


lugar


*Você já parou para pensar em suas características (adjetivos)? As pessoas possuem características físicas (que dizem respeito ao corpo) e emocionais (que dizem respeito ao jeito de ser).1- Pense em suas características e escreva:a- 3 características físicas:............................................... ...................................... .
b- 3 características emocionais:........................................ .......................................

2- Nessa história, você vai participar, fazendo os personagens serem do jeito que quiser. Complete com adjetivos, isto é, com características.

______________________________________
Era uma vez um príncipe----------------------------- que morava num --------------e----------------

palácio--------------------às margens de um--------------------.rio. Do outro lado deste rio ficavam

as terras de outro país. Lá morava uma------------------------princesa.O-----------------------amigo

do----------------príncipe era um---------------------dragão-------------------que morava numa------

floresta---------------.que também ficava às margens de um-------------------------- rio. Todos os

dias o --------------------príncipe se banhava nele,já que era um---------------------nadador.E todos

dias a ----------------princesa tomava banho de sol, na margem oposta sem nunca se encontrarem

porque as ---------------- margens eram muito_________________________________________








2-Após completar a estória acima com adjetivos,escreva um lindo final para ela e não esqueça de dar um belo título.

..........ATIVIDADE DE GRAMÁTICA.......5° ano

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1- Observe atentamente as palavras abaixo e complete o texto a seguir:


ESTÁ É MAURÍCIO VOCÊS

MATEMÁTICA DIFÍCIL DESTRUÍDA ALGUÉM

Quando? Onde?
Tudo começou na semana passada.
A aula de-----------------------------------------estava bem ---------------------------quando caiu um bilhetinho no meu colo. Abri. A quadra de esportes foi completamente-------------------------------!
Estão dizendo que foi a chuva.------------------------------mentira!----------------------------arrebentou tudo.
Foi um crime!
Leia e passe adiante!
Nisso,--------------------------------,nosso professor de esportes, entra na sala.
____Pessoal,------------------------------ficarão um tempo sem treino, porque a quadra foi inundada pela chuva e terá que ser reformada.
Como nossa aula----------a última do dia, quem quiser voltar pra casa mais cedo----------------------dispensado!

(PRIETO,Heloísa Mano Solidariedade São Paulo: Senac,2001.p.6.).

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO: NO CIRCO


AOS SÁBADOS E DOMINGOS DIVERTA O PÚBLICO INTRODUZINDO A CABEÇA NA BOCA DO LEÃO. AO FINAL DO NÚMERO RECEBIA APLAUSOS E PRESENTEAVA A FERA COM A NECESSÁRIA CARÍCIA NO PESCOÇO.
COM O TEMPO CANSOU-SE DE MISÉRIA. MORDIA OS LÁBIOS DE RAIVA QUANDO, AO COMER NO PEQUENO PRATO DE FARINHA, VIA O DOMADOR PASSANDO COM AS POSTAS DE CARNE.PARA VINGAR-SE NÃO MAIS AFAGOU O PESCOÇO DA FERA. UM DIA PISOU-LHE COM FORÇA NA CAUDA.
NO SÁBADO SEGUINTE APRESENTOU-SE NO PICADEIRO COM SEU UNIFORME DE GALA. AO ENTRAR NA JAULA NÃO SE ASSUSTOU COM O RUGIDO.FOI COM DESCONSOLO E RESIGNAÇÃO QUE ENTERROU A CABEÇA NO ENORME BURACO ESCURO. ESTA NOITE NÃO HAVIA MAIS APLAUSOS.

(LUIZ FERNANDO EMEDIATO. OS LÁBIOS ÚMIDOS DE MERILYN MONROE.SÃO PAULO,ÁTICA, 1978.)


1- REPENSANDO SOBRE O TEXTO:
A- PODEMOS DIZER QUE O TEXTO ACIMA POSSUI O GÊNERO INSTRUCIONAL? POR QUÊ?

------------------------------------------------------------------------------------


B-O TEXTO INICIA NARRANDO UM ATO DE CORAGEM NO PICADEIRO DO CIRCO.QUE ATO CORAJOSO É ESSE?

------------------------------------------------------------------------------------

C- AFINAL, QUEM FOI A PESSOA QUE PRATICOU ESSE ATO?

--------------------------------------------------------------------------------------

D- QUEM FICOU REVOLTADO COM A MISÉRIA QUE RECEBIA TODOS OS DIAS? O LEÃO OU DOMADOR?

------------------------------------------------------------------------------------
E- O QUE FEZ A PERSONAGEM POR ESTAR REVOLTADO?

------------------------------------------------------------------------------------

F- A MORTE DA PERSONAGEM FOI ACIDENTAL?JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

G- REESCREVA O QUE ACONTECEU NO PICADEIRO NO SÁBADO SEGUINTE:
------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------

2-SEPARE AS SÍLABAS DAS SEGUINTES PALAVRAS:

PRESENTEAVA-----------------------FARINHA---------------------------
RAIVA------------------CAUDA-----------------------COM-----------------
DOMINGO-----------------------------NECESSÁRIA----------------------
MORDIA-------------------------RAIVA----------------------NOITE-------

3- FORME PALAVRAS COM AS SÍLABAS DO QUADRO ABAIXO:

SAU RA JO OI LU U

RU A TO E I

DA NHA RU LHO DE GUAI

------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------

4- TRANSFORME OS CONJUNTOS DE PALAVRAS ABAIXO EM FRASES:

A- BRINCAR VONTADE TENHO

B- HÁ NAS CARROS MUITOS RUAS

C- ESCOLA É NOSSA GRANDE

D- DAS DEVEMOS CRIANÇAS CUIDAR ABANDONADAS

5- SEI QUE VOCÊ É MUITO ESPERTO E VAIS ACERTAR O DITADO QUE AGORA VOU FAZER:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SUCESSO!!!!!

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 4° ANO


TEXTO NARRATIVO - GÊNERO: DIÁRIO

TEXTO: MEU DIÁRIO


Meu diário,

Amanhã entro de férias e vou conhecer o mar. Como é o mar? Papai me disse que parece uma montanha enorme. È uma paisagem que a gente não se cansa de admirar. Fico imaginando uma montanha mexendo, andando, indo e vindo. Mamãe falou para a gente levar só o essencial. Nada de muita roupa. Na praia, só se usa short. Mas vou levar o vestido que tia Lili me deu de aniversário. E, por falar em aniversário, não posso deixar de contar como foi minha última festa. De manhã não notei nada, nem parabéns ganhei. Fui para a escola e quando voltei, nada. À noitinha, mamãe me pediu para ir ao supermercado com a Lia, minha irmã. Fui. Já tinha até esquecido o meu aniversário, mas, quando cheguei em casa, levei um susto. A casa estava toda apagada e, quando acendi a luz da sala, todos estavam lá. E foi tanto abraço, tanto presentes, que quase morri de alegria. E entre os mil abraços e presentes, lá estava o Branco de Neve, que, apesar do nome, era quase todo preto, apenas a cara era branca. Branco de Neve é meu urso de pelúcia. Durmo com ele. Brinco o tempo todo com o meu Branco. Faz parte da paisagem do meu quarto.
Papai adivinhou o meu sonho. E o mar? Amanhã vou conhecê-lo. Dizem que é perigoso, violento, traiçoeiro. Dizem tanta coisa do mar, que nem consigo dormir. Não posso levar o Branco de Neve. Além de grande, faz calor. E mamãe diz que a umidade do mar pode estragar o meu Branco. Fecho os olhos. Convoco o meu anjo da guarda de plantão e sonho com as férias e o mar.
Mariana, a menina que sonha e sonha.

CLAVER,Ronald. Dona Palavra.São Paulo:FTD,2002,p.42-44.


COMPREENSÃO
1 – Qual o assunto principal do texto?
( ) o mar ( ) o aniversário de Mariana ( ) as férias de Mariana

2 – Responda:
a) Quem escreveu esta página do diário?
______________________________________________________________________
b) para quem Mariana escreveu?
______________________________________________________________________
c) Para que uma pessoa escreve para si mesma?
______________________________________________________________________
d) Por que esse tipo de texto se chama “diário”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Em que época do ano foi escrita esta página do diário?
____________________________________________________________________
f) Que pistas você usou para responder a pergunta anterior?
_____________________________________________________________________
g) Esse texto é real ou imaginário( de ficção)?
______________________________________________________________________

2 - O texto se refere a duas paisagens. Quais são elas?
a) Primeira paisagem____________________________________________________
______________________________________________________________________

b) Segunda paisagem_____________________________________________________
______________________________________________________________________
3 – Mariana imagina o mar como uma montanha grande.
a) Onde Mariana vive, no litoral ou no interior?
______________________________________________________________________
b) Copie a frase do texto que confirma o que você disse.
______________________________________________________________________
4 – O diário de Mariana trata de dois assuntos no 1° parágrafo:
Primeiro assunto________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segundo assunto_________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – No segundo parágrafo, Mariana volta a falar das férias no mar e do ursinho Branco de Neve.
a) Como Mariana relaciona o assunto do mar nesses dois parágrafos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Como Mariana relaciona o assunto do Branco de Neve, nos dois parágrafos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Quais as duas razões para não levar o Branco de Neve?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – O texto é narrativo ou descritivo? Que características do texto comprovam sua resposta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Qual a idéia principal do texto?
______________________________________________________________________
8 Só vou levar o que é essencial. O que significa a palavra “essencial”?
______________________________________________________________________
9 – “Dizem que o mar é perigoso, violento, traiçoeiro”.As palavras perigoso, violento, traiçoeiro descrevem como é o mar: são adjetivos. Que adjetivos você usa para descrever:
a) um presente que ganhou?
___________________________________________________________________
b) suas férias?
______________________________________________________________________
c) uma festa de aniversário?
______________________________________________________________________
d) uma montanha?
_____________________________________________________________________

* Para aplicar este texto é preciso ter trabalhado com o gênero diário, só assim o aluno(a) terá um entendimento mais completo para compreendê-lo. O uso do dicionário é de fundamental importância.

..............atividade complementar com texto instrucional................


TEXTO INSTRUCIONAL : GÊNERO –RECEITA

CUCA DE BANANA

INGREDIENTE:
06 BANANAS MADURAS
02 COLHERES DE MARGARINA OU MANTEIGA, MAIS 1 PARA AS BANANAS
02 OVOS (BATER AS CLARAS SEPARADAS)
01 XÍCARA DE LEITE
03 XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO
01 COLHER DE CHÁ DE FERMENTO EM PÓ

PARA A FAROFA:
¹/² TABLETE DE MANTEIGA
250 G DE AÇÚCAR
100 G DE FARINHA DE TRIGO, CANELA E BAUNILHA.

MODO DE FAZER:
NUMA FÔRMA, FAÇA UMA CAMADA DE BANANA EM RODELAS COM MANTEIGA DERRETIDA E AÇÚCAR. EM UM RECEPIENTE, BATA AS GEMAS COM O AÇÚCAR, JUNTE O LEITE, O FERMENTO E A FARINHA E, POR ÚLTIMO, AS CLARAS EM NEVE. JOGUE POR CIMA DAS BANANAS E LEVE PARA ASSAR. FAÇA UMA FAROFA COM MANTEIGA, A FARINHA, O AÇÚCAR, A BAUNILHA E A CANELA. ESPALHE SOBRE A CUCA E DEIXE DOURAR. SIRVA MORNA. RENDIMENTO: 10 PORÇÕES.

1- COMPREENDENDO O TEXTO:
A) QUAL A FINALIDADE DO TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER?
______________________________________________________________________
B) ONDE PODEMOS ENCONTRAR ESSE TIPO DE TEXTO?
______________________________________________________________________
C) EM QUANTAS PARTES PODEMOS DIZER QUE O TEXTO FOI DIVIDIDO? QUAIS SÃO ELAS?
______________________________________________________________________
D) SE TIRÁRMOS UMA PARTE DO TEXTO, VAMOS CONSEGUIR FAZER A RECEITA COM SUCESSO? POR QUÊ?
______________________________________________________________________
E) NO TEXTO ENCONTRAMOS VÁRIAS FORMAS VERBAIS QUE DÃO ORDEM, MANDAM FAZER ALGO. IDENTIFIQUE-AS:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 –CONSTRUA FRASES USANDO AS SEGUINTES DE PALAVRAS:
A)LEITE..............................................................................................................................
B)FERMENTO.................................................................................................................................................................................................................................................................
C)FAROFA.........................................................................................................................
D)BANANAS......................................................................................................................

3 – ORDENE OS CONJUNTOS DE PALAVRAS ABAIXO EM FRASES:
A) O AÇUCAR CLARAS COM BATA AS
______________________________________________________________________
B)ASSAR A CUCA AO FORNO PARA LEVE
______________________________________________________________________

..............atividade complementar................



ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO NARRATIVO : A PIPA E A FLOR

LEITURA E INTERPRETAÇÃO

A pipa e a flor
Era uma vez uma pipa de cara risonha que ficou enfeitiçada por uma florzinha maravilhosa. Não conseguindo mais viver sem ela, deu sua linha para a flor segurar. A flor, então soltou a linha para a pipa voar bem alto.
Mas a flor, aqui de baixo, percebeu que estava ficando triste. Não, não é que estivesse ficando triste. Estava ficando com raiva . Que injustiça que a pipa pudesse voar tão alto, e ela tivesse de ficar plantada no chão. E teve inveja da pipa.
Tinha raiva ao ver a felicidade da pipa, longe dela....
Tinha raiva quando via as pipas lá em cima, tagarelando entre si. E a flor, sozinha, deixada de fora.
-Se a pipa me amasse de verdade não poderia estar feliz lá em cima longe de mim. Ficaria o tempo todo comigo....
E a inveja juntou-se ao ciúme.
Inveja é ficar infeliz vendo as coisas bonitas e boas que os outros têm, e nós não.
Ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele.
E a flor começou a ficar malvada.
Ficava emburrada quando a pipa chegava.
Exigia explicação de tudo.
E a pipa começou a ter medo de ficar feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer.
E a flor foi aos poucos, encurtando a linha.
A pipa não mais podia voar.
Via, ali do baixinho, de sobre o quintal( esta era toda a distância que a flor lhe permitia voar) as outras pipas, lá de cima...E sua boca foi ficando triste. E percebeu que já não gostava tanto da flor, como no início
Rubens Alves, A pipa e a flor. São Paulo, Loyola, s/d.,3ª edição.


COMPREENSÃO DO TEXTO
1-Responda com base no texto:
a) O que a pipa sentiu quando subiu bem alto?
______________________________________________________________________
b) Para a pipa, o que era bom saber quando estava lá no alto?
______________________________________________________________________
C) Quem, lá embaixo, esperava a pipa?
______________________________________________________________________
2) Complete as frases com as palavras do quadro, de acordo com o texto:
Ciúme triste inveja raiva
a) A flor percebeu que estava ficando.................................................................................
b) Ela estava também com...................................................................................................
c) E teve.............................................................da pipa.
d) E a inveja juntou-se o......................................................................................................

3) Complete as duas frases do texto que mostram as razões de a flor ficar com tanta raiva da pipa:
a) Tinha raiva................................................................................................................

b)Tinha raiva.................................................................................................................
4) Copie do texto o que a flor pensava quando a pipa estava longe dela:
________________________________________________________________________

________________________________________________________________________
5) O que o narrador escreveu sobre:
a) A inveja...............................................................................................................................

b) O ciúme..............................................................................................................................

6) Complete as frases com as alternativas que caracterizam a flor e a pipa:
a) a flor começou a ficar........................................................................................................
( )arrependida ( ) bondosa ( ) malvada

7)Por que a pipa não podia mais voar?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

8) Qual foi o sentimento da pipa em relação à flor, quando via as outras pipas voando lá em cima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9)O que você faria se estivesse no lugar da flor?
________________________________________________________________________

10)Quem é o autor dessa história?
________________________________________________________________________


* Esta atividade pode ser aplicada para 3ª série ou 4° ano.Como toda atividade, essa não pode ser diferente, pois como é um texto narrativo deve-se antes trabalhar os gêneros textuais e, posteriormente aplica-la.Apesar de as perguntas serem bastante explicitas, o aluno(a) terá de fazer diversas leitura para sua commpreensão.