10 março, 2009

LEITURA E INTERPRETAÇÃO


Atividade complementar / Língua Portuguesa
3º ano (2ª série) – 1º bimestre

1. Você conhece o personagem Pequeno Polegar? Se não conhece, como
você imagina que ele é?
O conto que você vai ler é da tradição japonesa e conta a história de um
menino muito parecido com o do conto do Pequeno Polegar. Seu nome é
Pequetito.
Pensando nisso, por que você acha que ele tem esse nome?
Qual será a principal semelhança entre esses contos? Troque idéias com seus
colegas e depois leia o conto.
Pequetito
Era uma vez um casal que só depois de muito esperar e pedir aos
deuses conseguiu ter um filho. O menino nasceu com saúde e era bem bonito,
mas nunca cresceu, e por isso recebeu o nome de Pequetito.
Quando chegou a hora de mandá-lo conhecer o mundo, seus pais lhe
deram uma agulha para servir de espada, uma cuia de comer arroz para ser
seu barco e um par de palitos para fazer as vezes de remos.
Assim equipado, Pequetito partiu, navegando até a capital, Quioto, onde
foi ter ao casarão de uma família que se encantou com ele e o convidou para
morar ali.
Um dia Pequetito viajou com a filha de seus anfitriões, uma linda jovem
que gostava muito dele. No caminho um ogro os atacou, dizendo que queria
raptar a moça. “Primeiro vai ter que lutar comigo!”, o corajoso rapaz exclamou,
brandindo a agulha.
O ogro riu, agarrou-o e sem perda de tempo o engoliu.
Lá no estômago do ogro, Pequetito o espetou tanto com sua agulha que
o malvado papão o cuspiu fora. Assim que se viu livre., o moço lhe furou os
olhos com a agulha. O ogro gritou de dor e correu, deixando cair um pequeno
objeto de metal. “É um martelo mágico que realiza desejos”, a jovem explicou.
“Então me dê uma martelada, para ver se me faz crescer”, o rapaz falou. A filha
2
de seus anfitriões lhe martelou a cabeça com toda a força…e Pequetito se
transformou num samurai alto e garboso, com quem ela logo se casou.
PHILIP, N. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, p. 24.
Responda:
1. Por que o menino recebeu o nome de Pequetito?
2. Quais são os presentes que seus pais deram a Pequetito quando ele saiu de
casa?
3. Quando Pequetito decide ir para Quioto, ele fica hospedado “no casarão de
uma família que se encantou com ele”. Nesse trecho, se encantar tem o
mesmo sentido de:
( ) Ficar enfeitiçada por magia.
( ) Achar lindo, gostar muito.
( ) Cantar junto com ele.
4. Qual é o principal conflito dessa história?
5. Quais são os outros conflitos dessa história?
( ) Pequetito ser muito pequeno.
( ) Pequetito ir para uma casa em que todos ficam encantados com ele.
( ) Pequetito se apaixonar pela filha dos seus anfitriões.
( ) A filha dos anfitriões dar uma martelada na cabeça dele.
6. Como Pequetito conseguiu derrotar o ogro?
7. Qual é o elemento mágico que muda a vida de Pequetito?
3
8. Releia:
“…e Pequetito se transformou num samurai alto e garboso…”
Desenhe como Pequetito ficou depois de ocorrer a sua transformação.

TEXTO RETIRADO DO LIVRO DA EDITORA -MODERNA

ATIVIDADE PARA 3° ANO




TEXTO: PASSARINHO NO SAPÉ
TIPO DE TEXTO: POEMA ___________ GÊNERO: POESIA/DESCRIÇÃO

PASSARINHO NO SAPÉ

O P TEM PAPO
O P TEM PÉ.
É O P QUE PIA?
(PIU!)

QUEM É ?
O P NÃO PIA.
O P NÃO É.
O P SÓ TEM PAPO E PÉ.

SERÁ O SAPO?
O SAPO NÃO É.
(PIU!)

É O PASSARINHO
QUE FEZ SEU NINHO NO SAPÉ.

PIO COM PAPO
PIO COM PÉ
PIU – PIU – PIU:
PASSARINHO
PASSARINHO NO SAPÉ.
(Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Civilização Brasileira.)

COMPREENDENDO O TEXTO
1) QUE TIPO DE TEXTO É “PASSARINHO NO SAPÉ”?
( ) POEMA ( ) BRINCADEIRA ( ) INSTRUÇÕES

2) OS POETAS BRINCAM COM AS PALAVRAS. QUE BRINCADEIRA A AUTORA FEZ NESSE POEMA?__________________________________________

3)POR QUE A AUTORA ESCOLHEU A LETRA P, E NÃO A LETRA B OU A LETRA S PARA FAZER O SEU POEMA?
______________________________________________________________________
4) O POEMA FALA SOBRE QUAL ANIMAL?
______________________________________________________________________
5) DE ACORDO COM O TEXTO, QUEM PIA?
( ) O P. ( ) O SAPO. ( ) O PASSARINHO.

6) MARQUE X NOS QUE TEM PAPO E PÉ, DE ACORDO COM O POEMA:
( ) PASSARINHO ( ) P ( ) SAPO

7)MARQUE X NOS QUE TEM PAPO E PÉ, MAS NÃO PIAM:
( ) O PASSARINHO ( ) O P ( ) O SAPO

8)DEU PARA ENTENDER A BRINCADEIRA? ENTÃO RESPONDA:
A) ESSE TEXTO É SOBRE:
( ) ANIMAIS ( ) PASSARINHO ( ) SAPÉ ( ) O SOM DA LETRA P

B) SE VOCÊ FIZER UMA POESIA SOBRE O SAPO, COM QUE LETRA VOCÊ VAI BRINCAR?
________________________________________________________________________
C)POR QUE VOCÊ IRIA ESCOLHER ESSA LETRA PARA BRINCAR?
________________________________________________________________________
RECORDANDO

1) PARA QUE TIPO DE PÚBLICO FOI ESCRITO ESSE TEXTO?
________________________________________________________________________
2)O TEXTO É UM POEMA. ENTÃO QUANTAS PARTES( ESTROFES) POSSUI ESSE TEXTO?
__________________________________________________________________________
3) QUAL O NOME DA AUTORA DO POEMA?
__________________________________________________________________________


DE OLHO NA LINGUAGEM

1) COPIE AS PALAVRAS DO TEXTO QUE RIMAM COM:
É__________________________________________
SAPO______________________________________
NINHO_____________________________________

2)ESCREVA 4 PALAVRAS QUE TENHAM A LETRA P NA SEGUNDA SÍLABA. EX:SAPÉ, SAPO.
_______________________ ______________________

_______________________ ______________________
3) ESCREVA 6 PALAVRAS QUE COMEÇAM COM P E TEMINAM COM -INHO.
_______________________ ___________________ __________________

_______________________ ____________________ __________________
4)VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DA PALAVRA SAPÉ? SE NÃO SOUBER, CONSULTE UM DICIONARIO:
__________________________________________________________________________
5)DIGA A DIFERENÇA ENTRE:
A) UM PÁSSARO E UM SAPO.
__________________________________________________________________________
B) UM NINHO DE PASSARINHO E UM NINHO DE COBRA.
__________________________________________________________________________
6) USE A PALAVRA MAS PARA UNIR AS FRASES.EX: O PÁSSARO CANTA. O SAPO COACHA.
O PÁSSARO CANTA ,MAS O SAPO COACHA.
A) O PASSARINHO FAZ PIU-PIU.O CACHORRO FAZ AU-AU-AU.
___________________________________________________________________________
B)O GATO MIA. O CÃO LATE.
___________________________________________________________________________
C) O PÁSSARO VOA. O PEIXE NADA.
___________________________________________________________________________
7) AUMENTE A FRASE, RESPONDENDO À PERGUNTA.
A) O PASSARINHO PIA. ONDE?_______________________________________________
B) O PASSARINHO PIA. COMO?_______________________________________________
C) O PASSARINHO VOA. QUANDO?____________________________________________

ATIVIDADE COMPLEMENTAR PARA 3° ANO


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO: EU SOU ISSO?

BERNARDO, CORPO PEQUENO COM QUATRO ANOS SÓ, CHEGA EM CASA E FALA, UMA FALA QUE QUASE SÓ A MÃE ENTENDE: A PROFESSORA MANDOU FAZER UMA PESQUISA SOBRE O CORPO HUMANO.
A MÃE PERGUNTA SE ELE SABE O QUE É ISSO.
_____SEEEI, MÃE. É UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OUTRA PERNA, UM PÉ, O OURO PÉ...
_____UMA CABEÇA, A OUTRA CABEÇA_____O PAI BRINCA.
_____NÃÃÃÃO, PAI, UMA CABEÇA SÓ.
ASSENTADO NO CHÃO, TESOURA DE PONTA REDONDA NA MÃO, REVISTAS COLORIDAS POR PERTO, ELE RECORTA UM PÉ, OUTRO PÉ, UM BRAÇO, OUTRO BRAÇO, E COLA TUDO NO PAPEL.
NO OUTRO DIA LEVA TUDO PRA ESCOLA E, QUANDO VOLTA, VAI TOMAR BANHO.
A MÃE DIZ:
_____OLHA, BÊ, VOCÊ JÁ TOMA BANHO SOZINHO, NÃO TOMA?
_____EU TOMO.
POIS É, ENTÃO VOCÊ VAI TOMAR. E VAI ME FALANDO QUANDO LAVAR A MÃO, AS COSTAS, A BARRIGA, TÁ LEGAL? VOU FICAR AQUI POR PERTO, TE OUVINDO E FAZENDO AS MINHAS COISAS, TÁ?
_____TÁ.
ELE ENTRA NA BANHEIRA E COMEÇA.
_____Ô MÃE, TOU LEVANDO UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OURA PERNA, UM PÉ O OUTRO PÉ...MÃE!!!
A MÃE CORRE, O GRITO FOI ALTO DEMAIS. MAS FALA MENOS QUE O OLHAR DELE, DESCOBRINDO E INTERROGANDO:
_____MÃE, EU SOU CORPO HUMANO?

(VIANA, VIVIANA DE ASSIS. EU SOU ISSO?BELO HORIZONTE, LÊ, 1985.)

1) COMPREENDENDO O TEXO:
A) HÁ PERSONAGEM NESTE TEXTO? QUEM?
_____________________________________________________________________________
B)A AUTORA TEVE UM OBJETIVO AO ESCREVER ESTE TEXTO. QUAL FOI?
______________________________________________________________________________
C) QUAL O ASSUNTO DA CONVERSA DO BERNARDO COM OS PAIS?
______________________________________________________________________________
D) POR QUE ELE ESTAVA CONVERSANDO COM OS PAIS SOBRE AS PARTES DO CORPO HUMANO?
______________________________________________________________________________
E) O QUE A MÃE DO BERNARDO PEDIU QUE ELE FIZESSE?
______________________________________________________________________________
f)E O QUE BERNARDO DESCOBRIU?
______________________________________________________________________________
G) O QUE SIGNIFICA O TÍTULO DO TEXTO?
______________________________________________________________________________
H) POR QUE O MENINO AO FAZER SUA TAREFA USOU UMA TESOURA SEM PONTA?
______________________________________________________________________________
2) AGORA A PROFESSORA VAI LISTAR TODAS AS PARTES DO CORPO HUMANO NA LOUSA.
A) ORGANIZE A LISTA QU A PROFESSORA FEZ EM ORDEM ALFABÉTICA:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


B) ORGANIZE AS PALAVRAS DA LISTA DENTRO DO QUADRO ABAIXO:
PARTE DA CABEÇA PARTES DO TRONCO PARTES DOS MEMBROS (BRAÇOS E PERNAS)








:
3) MARQUE UM X NAS PALAVRAS QUE NÃO FAZEM PARTE DO MESMO GRUPO:
( ) QUADRO ( )JOELHO ( ) FACA

( ) LÍNGUA ( ) BOCA ( ) MACACO

( ) MÃO ( ) CABEÇA ( )ESTOJO

4) USE AS PALAVRAS PARA FORMAR FRASES, COMO NO EXEMPLO:

VÍRGULAS (,) SEPARAM LISTAS DE DUAS OU MAIS PALAVRAS.
EXEMPLO:AVIÃO, CARRO, BICICLETA E JIPE SÃO MEIOS DE TRANSPORTES.

A) JOELHO COXA PÉ PERNA CALCANHAR.
_________________________________________________________________________________
B)OLHOS OUVIDOS BOCA NARIZ.
_________________________________________________________________________________
C)LÁPIS BORRACHA CANETA CADERNO.
_________________________________________________________________________________

5)RETIRE DO TEXTO :
A) UMA FRASE INTERROGATIVA
_______________________________________________________________________________________
B) UMA FRASE EXCLAMATIVA
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________