31 janeiro, 2009

..........TRABALHANDO MUSICALIDADE EM POEMA...........


A DANÇA DAS HORAS
Flávia Muniz
O relógio vai batendo ...
As pessoas vão correndo;
Pois ninguém pode parar.
O tempo manda no mundo,
E quem se atrasa um segundo,
Atrasado já está!
É hora do doutor Nicolau ir para o hospital.
É hora de dona Izabel limpar o hotel.
É hora de Heloísa costurar a camisa.
É hora de Helena regar a horta.
É hora de vovó Glória contar história.
É hora de Henrique fazer a lição.
Viu só? Já me atrasei!
Que horas são?
ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO A DANÇA DAS HORAS - FLÁVIA MUNIZ

1. Comentário geral
Na 1ª e 2ª estrofes há uma estrutura bastante semelhante. Em ambas, os dois primeiros versos rimam, sendo que na 1ª a rima é produzida por dois verbos no gerúndio e na 2ª por dois substantivos terminados em "undo". Além disso, o último verso da 1ª estrofe rima com o último da 2ª, contribuindo também para uma idéia de ritmo e movimento rápido. As idéias postas mostram relações entre o tempo e a agitação que move o mundo e as pessoas.
Na 3ª estrofe a poeta, através da repetição das estruturas sintática dos versos (é hora de + nome de alguém + verbo no infinitivo + objeto direto), mantém o ritmo agitado e intenso que se vive nos dias de hoje, descrevendo o que alguém tem que fazer, inclusive a própria poeta, que brinca com este sentido, dizendo que também se atrasou e perguntando que horas são.
O próprio título do poema já é uma referência para este movimento agitado em que as pessoas podem viver, na correria do dia-a-dia.
2. Objetivo da atividade (+/- 30’)
􀀹 relacionar as rimas e as repetições de termos e de estruturas sintáticas presentes no poema;
􀀹 compreender possíveis relações entre o título e os versos do poema.
3. Material
􀀹 diário poético;
􀀹 lápis de cor;
􀀹 cópia do poema para cada aluno;
􀀹 cola e tesoura.
4. Procedimento do professor
1º momento
􀀹 Escrever o poema na lousa;
􀀹 Declamar mais de uma vez;
􀀹 Declamar em parceria com os alunos: a professora poderá ler primeiro o início dos versos e os alunos o final e depois o contrário;
􀀹 Fazer uma análise estrutural podendo tomar como referência o comentário geral acima;
􀀹 Fazer uma análise semântica, explorando o sentido do poema em relação ao título dado pela poetisa.
2º momento
􀀹 Solicitar aos alunos uma ilustração do poema.
5. Procedimento do aluno
􀀹 Discutir coletivamente o poema;
􀀹 Recortar e colar o poema no diário;
􀀹 Fazer a ilustração do poema.

Nenhum comentário: