02 fevereiro, 2009

COMUNICAÇÃO

Texto narrativo: Meu amigo Edu

A campainha soa estridente e o som se espalha pelos quatro cantos do colégio. O diretor se planta no alto do enorme tablado que fica numa extremidade do pátio coberto e, sério, esparrama seu olhar por todos os lados. A um gesto seu os alunos acabam de aglomerar-se à frente do tablado.
Dadas as boas-vindas e mais alguns avisos, fomos encaminhados para as respectivas classes.
Subi as escadas junto com o Eduardo. Eu o havia acabado de conhecer, perto do ponto de ônibus. Estava sentado no banco de cimento, lendo os comentários de Coríntians 1 x Palmeiras 1.
Entramos na classe. Vi lá no meio, perto da janela, o Roberto, a Júlia e a Cristina. Fomos juntar-se a eles. Fiquei admirado da desinibição de meu novo colega. Nem precisei apresentá-lo.
___Olá, pessoal. Sou o Edu. Venho transferido.
___Bem-vindo, Edu ___ disse o Roberto.
___Legal ele, gente! ___completou a Cristina.
A conversa morreu aí: o professor já ia entrando....
Foi uma aula gostosa. O seu Rodrigues bateu um “ papo-firme” com a gente, depois bolou umas questões para desenferrujar a memória e ver como é que estávamos em conhecimentos. E ainda sobrou tempo para executarmos as sugestões do seu Rodrigues: escrever, desenhar, rabiscar, pôr no papel o que a gente estava sentindo na hora.
Minha admiração pelo Eduardo aumentou. Vai-me fazer bem sua amizade ___ pensei. Começou firme, com pé direito: enquanto o professor falava, pregou os olhos nele; não desenhava mal o danado!; para escrever ___ é fogo o Edu! ___ redigiu um bilhetão endereçado à Cristina.
À tardinha fui à casa do meu amigo; íamos sair para comprar livros. Bati à porta. À Márcia ___ caçula da casa ___ voltou-se para dentro e falou: ___ Um seu amigo, Cláudio.
___Ô Cláudio!
Fui entrando. O Edu estava à vontade em frente à televisão.
Puxa, Edu, você é demais. Tá na crista, hein! Sempre por dentro!
___Que nada, Cláudio! Eu sou é comunicativo.
( Era mesmo).
JAIRO F. MARTINS

COMPREENSÃO DO TEXTO:

1 - O texto quer principalmente focalizar:
( ) a entrada para as classes
( ) um dia na vida de Cláudio
( ) O primeiro dia de aula em determinado colégio.

2 – Qual o nome da personagem que conta os acontecimentos? Como você chegou a essa conclusão?_________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
3 – qual é a personagem central ___ a mais importante ___ do texto?___________________
4 – O texto relembra o primeiro dia de aula. Mas a idéia principal, o que o autor principalmente quer salientar é:
( ) a comunicabilidade do garoto Edu.
( ) mostrar mesmo o que aconteceu no primeiro dia.
( ) entusiasmar os alunos que vão à escola após as férias gostosas.

5 – O texto fala na aula do seu Rodrigues. Aula do quê? Justifique?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
6 – O Cláudio admirou-se da desinibição de Edu. Por quê?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

7 – Por que durante a aula, aumentou mais a admiração de Cláudio por Edu?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa!!! adorei esse texto. Muito interessante para ser trabalhado no início do ano letivo.Ele é ótimo para se trabalhar os processos da comunicação.